29 de dezembro de 2014

Receitas no Museu do Homem do Nordeste


 Vendedora de pimentas no Mercado da Boa Vista. Recife, Setembro de 2014

Na 8ª Primavera dos Museus, o Museu do Homem do Nordeste convida para a abertura da exposição-processo "Receitas", do Coletivo Comestível (SP-REC). A exposição fica aberta para visitação no dia 26 de Setembro de 2014, sexta-feira, a partir das 09h na sala Waldemar Valente. Na ocasião, acontecerá a quarta edição da feira agroecológica no jardim do Museu, com venda de produtos orgânicos (in natura e processados).
O Coletivo Comestível apresenta a mostra “Receitas” enquanto extensão da ação de coleta de receitas relatadas por transeuntes nas ruas,  realizadas em locais de grande circulação no Recife, mercados e feiras públicas, entre os dias 19 e 26 de setembro de 2014. Na pesquisa o grupo propõe uma experiência dialógica que intenciona promover uma breve pausa no cotidiano para a troca de conhecimentos e experiências. O grupo entende que a captura de receitas no espaço público urbano, age como um dispositivo de alteridade capaz de gerar e transmitir algo além da união de determinados ingredientes. Uma forma de investigar, nesse local de enfretamento, de contato entre diferentes identidades e da ação corriqueira, como estabelecemos relações pessoais e como a experiência artística emerge potencialmente desses encontros.

A exposição “Receitas” consiste na apresentação de registros das ações do grupo realizadas em São Paulo e Barcelona mais as ações inéditas realizadas em Recife, além de um site-specific com o material gráfico coletado, peças e documentos do acervo do Muhne que se relacionam com os conceitos trabalhos pelo grupo.
O Coletivo Comestível é um grupo de artes visuais que reúne artistas amigos de diferentes origens que hoje vivem e trabalham em São Paulo e Recife: Bruna Rafaella Ferrer (Recife), Lyara Oliveira, Marcelo Salum e Patrícia Francisco (São Paulo), com colaboração de Rafaela Jemmene (São Paulo). O desejo desse encontro produtivo é criar um ambiente de aprofundamento das relações habitualmente construídas no meio artístico e elaborar propostas de experiências artísticas colaborativas, gerando assim momentos de debate e articulação para circulação dessa experiência. Essa pesquisa coletiva está voltada para uma investigação das relações de afeto, memória e vivência compartilhada entre os indivíduos e os espaços públicos.


Processo de montagem da exposição Receitas


receitas

“Você topa passar uma receita para gente? Receita do que? De qualquer coisa...” Um convite simples, que quando aceito, estabelece uma relação entre pessoas, cria um lugar de diálogo em meio ao cotidiano. Um instante de pausa e troca.

Receitas é um trabalho de ação no espaço urbano. Propõe uma pequena suspensão nos fluxos cotidianos da cidade para a realização de um compartilhamento de conhecimentos, experiências e afetos entre os integrantes do Coletivo Comestível e os passantes que aceitem participar da ação. O grupo recolhe as receitas relatadas através do registro em vídeo e de anotações gráficas.

Nessa mostra o Coletivo compartilha sua prática e expõe os frutos desse trabalho. Além disso, realiza uma outra ação: a investigação de peças que compõe o acervo do Museu do Homem do Nordeste. Vale lembrar que a base conceitual adotada pelo sociólogo Gilberto Freyre para formação do acervo do museu reflete um tipo de abordagem mais interessada na história da vida cotidiana que numa historiografia que privilegie os grandes feitos. A proposta é deslocar objetos pertencentes ao acervo do museu estabelecendo uma situação onde acontece a associação da memória que impregna estes artefatos e da memória que emerge dos relatos presentes nas Receitas.

Trazer a ação receitas para o espaço expositivo é mais uma vez partilhar. Dentro do museu, onde o ritmo já é outro, onde a abertura a reflexão está posta, é possível propor uma outra situação dialógico com o público.





Nenhum comentário: