30 de novembro de 2013

Segunda Impressão | Projeto Caminhos de Mariani

Segunda Impressão é uma ação no ambiente arquitetônico da cidade para produção de gravuras, marcas residuais enquanto vivência e fonte de memória. O trabalho é impulsionado pelo desejo de estabelecer uma relação estética direta com o espaço urbano, no qual tanto são evidenciadas texturas e desenhos particulares da cidade quanto um processo artístico que busca a ampliação da experiência perceptiva com a cultura material.
A ação consiste em (re)produzir, por meio da técnica de frottage, os elementos gráficos de platibandas, suas marcas em baixo/alto relevo, encontrados na fachada de edificações das cidades de Tacaimbó, São Bento do Una e Belo Jardim.



Projeto Pedagógico
A proposta contou com uma ação educativa realizada em 02 etapas: a primeira durante o processo de produção de gravuras no espaço urbano das cidades escolhidas para pesquisa, e a segunda como bate-papo entre artistas participantes do projeto “Caminhos de Mariani” e público, durante a abertura da exposição.
Na primeira etapa, a atividade pedagógica consiste em integrar grupos de pessoas ao processo de produção da obra por meio de conversa e experiência prática (estudantes de escolas circunvizinhas aos locais de produção dos trabalhos e demais cidadãos, transeuntes dos locais onde serão confeccionadas as gravuras, crianças e/ou adultos). Com estes grupos, foi feita uma esplanação introdutória, falando sobre as técnicas envolvidas na proposta – frottage, monotipia, fotografia, e uma apresentação como diversas práticas artísticas contemporâneas lidam com o espaço urbano, a arquitetura e a produção industrial geral das cidades como espaço e recurso de fruição estética e produção artística. O objetivo dessa ação é ampliar as referências visuais e estimular a percepção do público, entendendo que a arte e a experiência criativa manifestam-se nos mais diversificados espaços da vida social.
A segunda etapa pedagógica da proposta consistiu na apresentação de resultados e debate do processo de produção dos trabalhos realizados para o projeto “Caminhos de Mariani", durante a abertura da exposição. A ideia era estabelecer um diálogo entre a experiência própria na produção de gravuras e interação com os grupos no processo de produção dos trabalhos artísticos, público da exposição dos resultados, e os demais artistas envolvidos no projeto. O intuito foi discutir as vivências artísticas com foco na imersão na série de trabalhos Pinturas e Platibandas, da artista Anna Mariani, ponto de partida para as pesquisas e novas produções dos artistas envolvidos no projeto promovido pelo Sesc Ler Belo Jardim.


Nenhum comentário: