14 de julho de 2012

Caixas Pretas sobre Cubo Branco


Caixas Pretas sobre Cubo Branco chega à sua terceira edição em Porto Alegre (RS), ocupando a FotoGaleria Virgílio Calegari / Casa de Cultura Mario Quintana, a partir do dia 28 de junho. A exposição apresenta o resultado da mobilização de artistas brasileiros, italianos, alemães e argentinos, todos desafiados a produzir obras a partir de um suporte comum - latas de metal em pequeno formato. A provocação partiu do Grupo Amplexo (PE) e integra a Rede Nacional Funarte Artes Visuais, com parcerias locais do IEAVi - Instituto Estadual de Artes Visuais e Desvenda/Rodrigo Lourenço.

Inspirada no Museu de Gavetas de Herbert Distel, a primeira edição aconteceu na cidade de Reggio Calabria, Itália, em 2008, com o título Scatola Nera (Caixa Preta). Nela, havia obras somente do Grupo Amplexo, formado pelos artistas André Dória, André Aquino, Eduardo Souza, Lais Castro e Taciana Coimbra. Em 2010, a ideia se expandiu e chegou ao Brasil, com montagens seguidas em dois espaços expositivos no Recife, o IAC-Instituto de Arte Contemporânea e a Galeria Capibaribe, ambos da UFPE. Para tanto, foram mobilizados artistas com as mais diversas e livres interferências nas latinhas, que se tornaram suporte para obras em pintura, escultura, instalação.

Para a terceira edição, foi realizada uma chamada eletrônica a fim de articular artistas de Porto Alegre e de outras paragens como novos parceiros. A coleção vai crescendo e já passa de setenta o número de artistas com participação confirmada, o que somará em torno de 350 “caixas pretas”. Com foco no intercâmbio de ideias e práticas entre artistas, fruidores e educadores, a proposta para esta edição vai além da exposição. 
programação inclui atividades de formação e diálogos com educadores locais. Algumas das obras produzidas no workshop de produção de obras em suporte comum, irão se reunir à exposição.

Tanto a exposição, como as atividades de formação pretendem provocar um diálogo reflexivo sobre as questões do espaço expositivo e sua relação com as obras de arte. Ao alcance do público e com manuseio incentivado, as obras aqui nomeadas como “caixas pretas”, se revezam em se abrir em mensagens ou guardar segredos e vazios. O público é levado a descobrir como funciona cada obra, desafiado a encontrar significantes e significados dentro e fora de cada latinha.


Midnight Princess' Diary II. Participo da exposição com um livro de artista, o segundo volume do livro Midnight Princess' Diary, lançado no primeiro volume na ocasião da exposição individual Vitrines, projeto de exposições Relâmpago do Branco do Olho em 2006.  


Serviço
Exposição Caixas Pretas sobre Cubo Branco
Local: Instituto Estadual de Artes Visuais | Fotogaleria Virgílio Calegari –
7º andar - CCMQ
Abertura: 28 de Junho, às 19 horas.
Visitação: 29 de Junho a 22 de Julho

Workshop Caixas Pretas
Local: Sala de Vidro da Sapato Florido – 5º andar CCMQ
Período: 22 e 23 de junho de 2012, das 9h às 17h.
Público: Artistas e interessados.
Encontro com Educadores
Local: Auditório Luís Cosme - 4º andar da CCMQ
Período: 29 de junho de 2012, a partir das 16h.
Público: Educadores.

Nenhum comentário: