5 de junho de 2012

Minimecenas


Adote um artista. Seja um minimecenas! (via blog minimecenas)

Este é o momento de discutir novas alternativas de remuneração artística; especialmente na música, com toda a questão dos downloads gratuitos. Essa é a hora de propor novas possibilidades, com base no alcance e liberdade que a internet oferece para a organização de pequenos e eficientes grupos. O Minimecenas é mais uma dessas muitas ideias que estão surgindo por aí.
Ele é baseado no mecenato, prática muito comum entre antigos intelectuais na época do Renascimento. A diferença é que ele amplia a participação para pessoas que gostam e se envolvem com produção artística, mas que não são tão endinheiradas quanto os antigos mecenas. É daí que vem o nome: minimecenas.
Talvez muitos não serão receptivos a essa iniciativa. Primeiro, por não estarem tão envolvidos com as dificuldades de se produzir arte no Brasil. Segundo, por nem todo artista ou fã querer admitir que essas dificuldades existem.
O curioso é que todo mundo que paga impostos contribui mensalmente para artistas. A diferença é que os beneficiados com o dinheiro de impostos – que não é pouca coisa, vale lembrar – muitas vezes nem precisariam tanto desse incentivo assim.
O Minimecenas não pretende provocar uma revolução. Só queremos viabilizar a produção de projetos e artistas que não têm tanto espaço na mídia tradicional. O site oferece uma estrutura para que os artistas se mobilizem com os seus próprios fãs e possíveis marcas patrocinadoras, independentemente do resto do mercado. É principalmente para produções independentes que ele existe. Se dará certo, não sabemos. Mas se funcionar para um único artista, já valeu a pena ter criado o projeto.



Entrando para o Minimecenato

"No minimecenato, a soma de pequenas doações dos fãs permite que os artistas continuem produzindo sua arte. Você escolhe com quanto investir e em troca ganha privilégios oferecidos pelos próprios artistas." (via site minimecenas).


O projeto teve início em 2011 e foi idealizado pela cantora Lulina. Nessa época contava com um casting de vários músicos, um literato, um fotografo, um artista plástico e até um espaço cultural. Aos poucos esse número de artistas foi aumentando e recentemente entrei para o time.
O minimecenas permite as pessoas patrocinarem artistas independentes com pequenas contias mensais - o valor começa em R$5. Também permite que instituições patrocinem artistas para divulgar suas marcas (com o investimento mensal mínimo de R$ 500). Em troca as contribuições os artistas se comprometem a produzirem "peças" para seus colaboradores (entre outras "trocas", como ingressos, download de trabalhos, shows exclusivos, etc).
A idéia surgiu com a preocupação que acompanha todos artistas independentes que passam por dificuldades financeiras: como produzir arte sem ter estabilidade financeira.


"Fiquei pensando em como poderia fazer com que a classe artística, especialmente os artistas independentes e os iniciantes, pudessem ter o mínimo de apoio pra não desistirem diante das dificuldades" (Lulina em entrevista para o Estadão. Via blog minimecenas). E assim, ao pensar em um modelo, chegou ao crowdfunding. 

Veja meu perfil e me adote!
Bruna Rafaella Ferrer no Minimecenas

Para cumprir minha promessa criei um página dentro deste blog chamada MINIMECENAS. Nela farei as atualizações prometidas.
Lembrando que minha promessa é: compartilhar regularmente o processo de produção de diversos trabalhos em desenvolvimento, produzir mensalmente um desenho que será distribuído (via download) e sorteado (original) entre meus Minimecenas. No final de 2012 estes desenhos (mais os necessários para preencher todos os meses do ano ) serão reunidos em um calendário que será distribuído (via download) e sorteado (impresso em tamanho A3, encadernado e pronto para pendurar).

Nenhum comentário: